MATOSINHOS

[Matosinhos][bleft]

NACIONAL

[Nacional][twocolumns]

PUBLICIDADE

LEIXÕES SPORT CLUB

[Leixões][bsummary]

Francisco Sá Carneiro - O Homem do livre pensamento.

 


  «A pessoa humana define-se pela liberdade. Ser homem é ser livre. Coartar a liberdade é despersonalizar; suprimi-la desumaniza. A liberdade de pensar é a liberdade de ser, pois implica a liberdade de exprimir o pensamento e a de realizar na ação.» (1969)

  «É pena que todos aqueles que se dizem democratas, na prática não respeitem o jogo democrático e as posições partidárias diferentes das próprias.» (1974)


  «O voto só é perfeitamente democrático se for livre e racional, o que supõe uma igualdade tendencial da informação e do poder económico e social dos eleitores e dos elegíveis.» (1974)

 

Sá Carneiro foi um social democrata na verdadeira aceção da palavra. Defendia a igualdade de oportunidades entre as pessoas para que a liberdade pudesse ser realizada em pleno. Só com pessoas cultas, informadas, politicamente esclarecidas, socialmente integradas e economicamente sustentadas é possível haver sentido crítico, verdadeiro debate de ideias, defesa de direitos e cumprimento de obrigações que são as bases de um Estado de direito democrático. A liberdade tem de ser vivida, defendida e valorizada pelos cidadãos que dela nunca se podem demitir ou omitir. É da livre expressão permitida pela identidade enquanto individuo que, integrado numa sociedade de diferenças, se pode maximizar o potencial humano. A humanidade só se desenvolve quando se questiona e só nos questionamos perante a liberdade de pensar, de ser, de exprimir o pensamento e de nos realizarmos enquanto seres realmente livres.

 

Sem comentários:

Leia as Regras:

A moderação de comentários está activa, por isso todos os comentários têm de ser aprovados, antes de serem publicados. Cumpra as regras abaixo indicadas para ver os seus comentários publicados.

1 O se comentário, deve referir-se ao(s) assunto(s) abordado(s) no post que comenta ou, em algum dos comentários anteriores.

2 Comente com Elevação, Respeito, Educação, Responsabilidade e Fundamentação.

Obrigado

PUBLICIDADE

Vídeos