MATOSINHOS

[Matosinhos][bleft]

NACIONAL

[Nacional][twocolumns]

PUBLICIDADE

LEIXÕES SPORT CLUB

[Leixões][bsummary]

Morreu Mário Maia, 1º Pres. da Câmara pós-25 de Abril

O primeiro presidente da Câmara de Matosinhos democraticamente eleito após o 25 de Abril de 1974, Mário Maia, faleceu esta madrugada, tendo a autarquia determinado três dias de luto concelhio.
O funeral de Mário Maia, que faleceu na sequência de doença prolongada, decorrerá quinta-feira em hora ainda a definir, após cerimónia religiosa na capela mortuária de Matosinhos.
Mário Maia foi alvo, em 22 de Setembro de 2008, de uma homenagem do actual presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, que propôs em reunião da autarquia a atribuição da medalha de ouro municipal e o título de cidadão honorário ao ex-autarca.
Na proposta então apresentada e aprovada pela câmara, Guilherme Pinto recordava que «a tarefa que Mário Maia teve pela frente não foi fácil» naqueles anos imediatamente pós-revolução.

«As carências eram muitas, os obstáculo também. Se, por um lado, Matosinhos era uma terra marcada pela sazonalidade da pesca, com ilhas e barracas a despontar um pouco por todo lado, por outro, o poder central instalado no Terreiro do Paço dificultava a actividade dos recém-eleitos autarcas repletos de projectos e de vontade de fazer mais e melhor pelas suas terras e pelas populações».
Mesmo assim, diz Guilherme Pinto na sua proposta, «Mário Maia lutou contra ventos e marés, assumindo a habitação como uma das suas principais prioridades, lançando uma imagem de marca que se foi salientando ao longo das décadas e que fez de Matosinhos um município exemplar na resposta às necessidades habitacionais da população».
A Lusa tentou obter um comentário de Narciso Miranda, o outro presidente de câmara que Matosinhos teve após o 25 de Abril, mas até ao momento tal não foi possível.
Lusa


É grande a tristeza do momento. Menos um grande homem em Matosinhos. À Família enlutada (especialmente ao meu amigo Rui Maia), os meus mais sinceros sentimentos e um fraterno abraço nesta hora difícil.

Em homenagem a este ilustríssimo matosinhense o Matosinhos OnLine está de luto.

Sem comentários:

Leia as Regras:

A moderação de comentários está activa, por isso todos os comentários têm de ser aprovados, antes de serem publicados. Cumpra as regras abaixo indicadas para ver os seus comentários publicados.

1 O se comentário, deve referir-se ao(s) assunto(s) abordado(s) no post que comenta ou, em algum dos comentários anteriores.

2 Comente com Elevação, Respeito, Educação, Responsabilidade e Fundamentação.

Obrigado

PUBLICIDADE

Vídeos