Hospital (Matosinhos) obrigado a devolver dinheiro a mais de 800 utentes
Entidade Reguladora considera ilegal cobrança de exames feita pelo hospital de Matosinhos
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) vai ter que devolver a 815 doentes o dinheiro que, durante ano e meio, cobrou ilegalmente pelos resultados de exames. A administração decidiu informatizar os processos clínicos e, em vez de papel, passou a usar suporte digital. Mas obrigou os doentes a
arcar com o custo da evolução tecnológica - sempre que levantavam uma TAC, ecografia ou raio-X, eram obrigados a pagar cinco euros por uma cópia em cd. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considera que esta cobrança é ilegal e obrigou agora a unidade a repor o dinheiro.
A ERS entende que se trata de "uma violação das regras de acesso aos cuidados de saúde", porque são "tendencialmente gratuitos". Apenas podem ser cobradas taxas moderadoras e qualquer outro pagamento viola a Constituição.
A deliberação surge após a reguladora ter recebido uma queixa da Ordem dos Médicos, acusando a ULSM (que integra o Hospital Pedro Hispano e os centros de saúde da região) de irregularidades na marcação de exames e meios de diagnóstico. Para rentabilizar os equipamentos do Pedro Hispano, a administração deu ordem aos médicos de família dos centros de saúde para encaminharem todos os exames para o hospital, em vez de recorrer às clínicas convencionadas. Mas, sem capacidade para os pedidos, os tempos de espera dispararam. (continua em I OnLine).
Em Matosinhos... Vale tudo contra os mais fracos, o exemplo vem da Câmara Municipal e os outros, limitam-se a segui-lo.
Sem comentários:
Leia as Regras:
A moderação de comentários está activa, por isso todos os comentários têm de ser aprovados, antes de serem publicados. Cumpra as regras abaixo indicadas para ver os seus comentários publicados.
1 O se comentário, deve referir-se ao(s) assunto(s) abordado(s) no post que comenta ou, em algum dos comentários anteriores.
2 Comente com Elevação, Respeito, Educação, Responsabilidade e Fundamentação.
Obrigado