MATOSINHOS

[Matosinhos][bleft]

NACIONAL

[Nacional][twocolumns]

PUBLICIDADE

LEIXÕES SPORT CLUB

[Leixões][bsummary]

Restaurante O António (Leça da Palmeira) na revista SÁBADO

Leça da Palmeira

Restaurante O António

 «Isto dos restaurantes sofisticados é muito bonito, mas há dias em que só nos apetece recordar os sabores da nossa infância. (Por Olívio Palito)

Algumas pessoas gostam de afirmar que o melhor restaurante do mundo é a
casa da mãe delas. A ideia é generosa: podemos correr o planeta inteiro, mas nada se compara à memória e ao sabor da velha comida caseira.

Curiosamente, esta versão nunca me convenceu.

Primeiro, porque sou capaz de citar dezenas e dezenas e dezenas de restaurantes onde como melhor do que na casa materna (com todo o respeito pela minha mãe, uma cozinheira exímia). E, depois, porque há restaurantes que conseguem dar aos pratos um toque familiar que suplanta qualquer memória doméstica.

O António, em Leça da Palmeira, é um exemplo. Situado em moradia aparentemente banal, com sala simples e uma certa informalidade de serviço, o António aposta tudo em pratos generosos e generosamente confeccionados.

Sou cliente habitual e o meu cardápio já é conhecido dos nativos. Começo as hostilidades com os rissóis de carne (nota máxima) e as pataniscas de bacalhau, seguramente as melhores que se comem a norte do Mondego: douradas, saborosas, sem ponta de óleo a pingar. Por vezes, conquistado pelas entradas, mando vir mais uma travessa das ditas e um arroz de grelos a acompanhar. E pronto, fim de discussão.

Outras opções passam pelo polvo e pelo cabrito no forno, dois cartões--de-visita que recomendo. Sobretudo o polvo, que se come à colher, de preferência com um arroz do mesmo. Dificilmente se encontra melhor nas terras do Norte.

E sobremesas? A lista é limitada. Mas se a ideia é regressar à casa imaginária da infância, dou por mim a pedir uma fatia de queijo e outra de goiabada, imitação do lanche que fazia quando chegava da escola. Pode não ser o máximo em qualidade gastronómica, mas, acreditem, a memória é tão importante como o mais apurado dos palatos.»

O António
Rua Óscar da Silva, 2402
Leça da Palmeira
Tel. 229 960 741

Texto e foto originais, na revista Sábado

Mais um restaurante matosinhense, neste caso leceiro, a ser citado na imprensa e mais uma vez, faço questão de o transpor aqui.

No entanto, a minha apreciação EXCLUSIVAMENTE PESSOAL, difere um pouco do autor.

 Conheci o restaurante O António quando trabalhava na Autovia. Era próximo de lá, servia bem e fomos lá as primeiras vezes com o patrão, sendo muito bem servidos e atendidos. Aqui reside o meu problema com este restaurante. O comportamento do proprietário era um, quando estávamos com o Sr. Alfredo Bastos, meu patrão à altura. Outro, completamente diferente (e muito inferior) quando ia-mos sozinhos. Como sempre entendi que o meu dinheiro vale tanto como o de qualquer outra pessoa e para mim, ir a um restaurante é muito mais do que comer bem... Nunca mais lá fui e já lá vão uns 10/12 anos. No entanto, as informações que tenho dos amigos que o frequentam, continuam a ser as melhores e aqui cito por exemplo, o também blogger José Modesto que me falou muito bem de lá e é cliente habitual.

Abraço

1 comentário:

  1. Caro Vítor, já faz algum tempo que não vou ao António, fizestes bem lembrar-me, um dia destes lá estarei.
    Sim é um bom restaurante, gosto sobretudo das pataniscas, e do bife com pimenta.
    Em todo caso todos sabemos que em Matosinhos a nossa gastronomia é rica toda ela em sabores.
    Os chamados tasquinhos começam a estar na moda...o dinheiro escasseia não dá para mais.
    Este é o retrato de um país que teima em não mostrar a face visível em que os Portugueses se encontram.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar

Leia as Regras:

A moderação de comentários está activa, por isso todos os comentários têm de ser aprovados, antes de serem publicados. Cumpra as regras abaixo indicadas para ver os seus comentários publicados.

1 O se comentário, deve referir-se ao(s) assunto(s) abordado(s) no post que comenta ou, em algum dos comentários anteriores.

2 Comente com Elevação, Respeito, Educação, Responsabilidade e Fundamentação.

Obrigado

PUBLICIDADE

Vídeos